top of page

Nossa História

O Instituto Permalab surgiu em 2017 a partir da união de três professores-biólogos. A insatisfação com a realidade atual de desigualdade social e destruição do meio ambiente foi a força motriz para a criação do Instituto.

photo4992762227786360982.jpg

Os fundadores tinham o desejo de buscar caminhos para a construção de mudanças positivas. Com isso, o instituto nasce com o propósito de desenvolver práticas pedagógicas inovadoras e ações em rede, por meio da educação ambiental transformadora, da agricultura urbana e da popularização da agroecologia e da permacultura.

DSC_0786.JPG

Alguns marcos importantes da nossa história

2018

Iniciamos o projeto base do Instituto, o Escola Permacultural

Recebemos o convite para palestrar no TED sobre produção de alimentos na cidade

 

Integramos a Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU)

 

Integramos o Conselho Municipal de Agricultura Urbana

2019

Nossa metodologia pedagógica foi reconhecida como uma Tecnologia Social do Banco do Brasil

2020

Lançamos nosso primeiro livro, o Convergências Socioambientais, publicado pela Editora Nupem

Lançamos nosso curso EAD para formação de professores

2021

Fusão do Instituto Perma Lab com a Sustentarte

Criamos o eixo de Educomunicação 

Em parceria com a AS PTA, Quilombo do Camorim e Quilombo Cafundá Astrogilda lançamos 4 documentários participativos de valorização da cultura quilombola. 

Nossa Missão

Promover transformações socioambientais positivas e contribuir com o fortalecimento de territórios do Sul global.

photo4995014027600046279.jpg

2022

Recomeçamos o Projeto Formiga Verde no Morro da Formiga em parceria com o coletivo FormigAção e apoio da Eletrobrás

E continua....

Eixos de Atuação
Educação
Transformadora
........

A partir de metodologias pedagógicas inovadoras, trabalhamos promovendo processos educativos contínuos que capacitam e empoderam estudantes para que contribuam no desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária.

Educomunicação

........

Práticas educativas com o cinema em instituições escolares e culturais com metodologias participativas. Através da linguagem audiovisual, despertamos memórias, registramos culturas e afinamos olhares sensíveis.

Encontros
e Diálogos
........

Realização de eventos acadêmicos, cursos de formação de professores, palestras e debates.

Agricultura
Urbana
........

Atuamos através de ações em rede e formulação de políticas públicas para o fortalecimento de uma agricultura urbana sustentável e garantia da soberania alimentar na cidade do Rio de Janeiro

Desenvolvemos projetos e ações relacionadas à educação ambiental, agricultura urbana e popularização da agroecologia e permacultura. São 4 eixos de atuação: Educação Transformadora, Agricultura Urbana, Encontros e Diálogos e Educomunicação.

 

Metodologias pedagógicas participativas são transversais às 4 linhas, visando uma educação popular e emancipatória.

 

Atuamos sempre em rede, colaborando com o fortalecimento de ações em parceria com lideranças comunitárias, coletivos, órgãos públicos e universidades. 

Nossa Equipe

foto_clara.jpg

Clara Trevia

Coodenadora de Educomunicação

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

Cineasta e pedagoga, atua no terceiro setor com projetos socioambientais desde 2009. Como educadora atua em projetos transformadores para uma educação ambiental crítica e emancipatória. Também realiza produções audiovisuais documentais e de carácter institucional para o fortalecimento de grupos, organizações e movimentos sociais.

Juliana Menezes

Coordenadora de Educação Transformadora

Bióloga e educadora, formada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNIRIO. Iniciou seu percurso na educação como co-fundadora do Instituto Perma Lab em 2017.

  • Logo-Lattes
  • Instagram - White Circle
foto_juliana.jpg
foto_aurea.jpg

Aurea França

Coordenadora de Projetos para Infâncias

  • Logo-Lattes
  • LinkedIn - Círculo Branco

Pedagoga, Psicóloga e especialista em Educação Ambiental pela PUC-Rio, mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - UFRJ. Pesquisadora no campo ambiental desde 2012, parte dos grupos de pesquisa Laboratório de Memórias, Territórios e Ocupações - UFRJ e GEASur - UNIRIO pesquisando sobre Educação Ambiental de Base Comunitária. Educadora em movimento na Educação Infantil desde 2013.

Ana Souza

Gerente de Projetos

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Logo-Lattes

Bióloga e educadora, possui mestrado em ecologia (PPGE -UFRJ) e é doutoranda em Ecologia pelo programa de Pós-graduação em Ecologia - UFRJ. Possui experiência como professora em espaços formais e informais de ensino. Desenvolve pesquisas relacionadas ao uso sustentável do solo, conservação de populações vegetais, restauração de paisagens e florestas, ecologia funcional, Sistemas agroflorestais e ecologia de paisagens.

foto_ana.jpg
foto_ana c.jpg

Ana Coimbra

Educadora Ambiental

  • Logo-Lattes
  • LinkedIn - Círculo Branco

Bióloga pela UFF, com especialização em ensino de ciências e biologia pela FE/UFRJ e MBE em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ, fez seu Mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo IP/UFRJ. Professora da rede pública e Educadora Ambiental no terceiro setor desde 2014, acredita em uma educação política, que contribui para a transformação da realidade individual e social de cada um por meio da luta coletiva.

Viviane Barbosa

Desenvolvedora web

  • LinkedIn - Círculo Branco

Formada em Gestão com TI e especialização em Digital Business pela USP. Ingressou no time Permalab como voluntária em 2022 e acredita que é possível encontrar formas de equilíbrio entre o suprimento das necessidades da sociedade através do uso racional dos recursos naturais, sem prejudicar o meio ambiente.

IMG_0740 - cópia.JPEG
bottom of page