top of page
PROJETO FORMIGA VERDE

Sobre o projeto

LOGO-PROJETO-FV-2022-SIMPLIFICADO.png

O projeto Formiga Verde é Programa de Educação Ambiental de Base Comunitária que costura as perspectivas da agroecologia e  da permacultura na favela.

O objetivo principal é fomentar a conservação ambiental e a maximização dos serviços ecossistêmicos locais através da educação ambiental e reflorestamento, sempre em  articulação com os aparelhos de educação, meio ambiente e cultura do território. 

APOIO

PARCERIA

INÍCIO

Eletrobras 

Coletivo FormigAção - Morro a Formiga

2022

REALIZAÇÃO:

REGUA DE MARCAS - OK (3).png

Histórico do projeto

Eixos do Projeto

Em 2021, o Instituto foi contemplado pelo Edital de Projetos Socioambientais das empresas Eletrobras.

Com o recurso, o projeto ganha forças e novos eixos de atuação. O Programa tem três eixos de atuação: Comunidade, Infâncias e Meio Ambiente.

Comunidade

Oficinas formativas voltadas para jovens e adultos do Morro da Formiga para o desenvolvimento de tecnologias e práticas sustentáveis de baixo custo, relacionando saberes da agroecologia e da permacultura.

 

As temáticas escolhidas priorizam a geração de renda e a segurança alimentar das famílias de moradores, assim como um legado para o Espaço comunitário, tais como: manejo de sistemas agroflorestais; compostagem e bioconstrução.

As oficinas acontecem mensalmente e priorizam a troca de saberes entre iniciativas socioambientais de favelas cariocas.

equipe FV.jpeg

Infâncias

Educação ambiental para 350 crianças da educação infantil e ensino fundamental da Escola Municipal Jornalista Brito Broca. Também é desenvolvido um Curso de Formação Continuada de Educação Ambiental para Infâncias voltado para toda a equipe de 25 profissionais da EMJBB.

As aulas são semanais e trabalham com muita ludicidade o vínculo com a natureza e as problemáticas socioambientais do território.

projetof_35.jpg

Meio Ambiente

Ações de reflorestamento contínuas e oficinas técnicas para a formação de agentes de reflorestamento locais articulando saberes tradicionais ao conhecimento técnico científico.

 

O reflorestamento ocorrerá na área limítrofe entre a comunidade e o Parque Nacional da Tijuca através da implementação de sistemas agroflorestais e em articulação com o programa Mutirão Reflorestamento da prefeitura do Rio.  Esse parceiro atuará no abastecimento de mudas e auxiliando na escolha de locais onde os plantios serão desenvolvidos.

IMGL1906.JPG

 Educação ambiental no Morro da Formiga através de muito diálogo, olhar atento e mão na terra.

Aurea Franca 01.jpg

Equipe Formiga Verde

IMG_20220805_113001.jpeg

Coordenação Geral - Clara Trevia | Coordenação Eixo Infâncias - Aurea França | Educadores - Ana Coimbra, Carlos Daniel e Juliana Menezes | Coordenação Eixo Comunidade - André Leonardo | Coordenação Eixo Meio Ambiente - Ana Souza | Controller - Camilla Ribeiro | Assessoria de Imprensa - Gisele Machado e Bruno Morais , Marrom Glacê Assessoria | Contabilidade - Renato Antunes, Verdant Contabilidade | Design - Carlos Daniel

Acompanhe as atividades do Projeto

bottom of page