top of page

Possibilidades de saneamento ecológico

No sábado, dia 24 de setembro, tivemos a oportunidade de repensarmos nossa relação com a água nas mais diferentes esferas. De que modo nos relacionamos com a água no nosso dia a dia? Quais são os entrelaces afetivos, práticos e políticos que refletem a forma como a cuidamos, consumimos e como a descartamos?


Quantas perguntas e quantas possibilidades, não é? Pois foram estas as sementinhas que a equipe da Taboa Engenharia plantou na Oficina de Saneamento Ecológico. Discutimos o contexto de degradação do meio ambiente e das águas a partir de fotos impressas, passeamos pela comunidade observando rios e córregos e visitamos o Espaço Formiga Verde.


No espaço, fomos apresentados a algumas possibilidades de tecnologias de saneamento ecológico que podem ser implementadas ali. Através de ilustrações e desenhos esquemáticos foi possível imaginar um pouquinho sobre os diferentes arranjos de soluções baseadas na natureza. Banheiros secos, círculos de bananeiras, etc....Os participantes puderam tirar dúvidas, debater!


No próximo mês, iremos implementar algumas dessas tecnologias de tratamento para construção de um banheiro no Espaço. Acompanha a gente para saber qual foi a solução encontrada ;)



O projeto Formiga Verde é realizado pelo Instituto Permacultura Lab em parceria com o coletivo FormigAçÃo e Espaço Formiga Verde com o apoio da ELETROBRAS.


Essa atividade conta também com o patrocínio Re-Farm Cria através do Instituto Precisa Ser.










bottom of page