top of page

plantio de mudas nativas

No dia 22 de março, dia mundial da água, demos um re-inicio aos plantios do Eixo Meio Ambiente do Projeto Formiga Verde. Mas qual é a relação de árvores com a água? As florestas têm um papel valioso na regulação do ciclo da água. Através de suas raizes profundas, as árvores tem a capacidade de "bombear" água de camadas profundas do solo e lençóis freáticos trazendo umidade para a superfície, ajudando a melhorar a umidade relativa do ar e no regime de precipitação. São as árvores também ajudam na contenção de enchentes, na luta contra a desertificação, na proteção do solo, lagos e cursos hídricos.


Com a ajuda de voluntários da @eletrobras , nossos agentes ambientais locais e equipe do Perma Lab plantaram mais de 330 mudas de árvores nativas. Esta foi mais uma das ações de reflorestamento que iremos realizar esse ano. O objetivo final é o plantio de 2 mil mudas ao todo, contemplando o território do Morro da Formiga e do Salgueiro.


O próximo mutirão de plantio será em maio voltado para o enriquecimento da área do pomar, uma área reflorestada que ainda necessita de ações de enriquecimento de espécies - como o plantio de árvores nativas e frutíferas da mata atlântica - para restaurar relações ecológicas e ciclos naturais. Além de beneficiar a fauna local, facilitando seu deslocamento e acelerando o processo de regeneração natural.


Fique de olho e acompanhe as novidades do projeto!


O projeto Formiga Verde é realizado pelo Instituto Permacultura Lab - @permalab_ - em parceria com o coletivo FormigAçÃo -@coletivoformigacao - e Espaço Formiga Verde - @formiga.verde com o apoio da ELETROBRAS - @eletrobrasoficial.











bottom of page