Oficina de Compostagem

No sábado do dia 2 de julho, tivemos a oportunidade de aprender como o lixo orgânico que produzimos em casa pode virar adubo pra nossas plantas. O educador dessa oficina foi nosso querido parceiro Lucas, que compartilhou conosco a experiência e desafios que vêm traçando junto a ONG Verdejar lá no Engenho da Rainha na construção de uma composteira comunitária.


O dia finalmente nos brindou com muito sol e o encontro contou com a participação de mais de 40 pessoas, entre adultos jovens e crianças moradores do Morro da Formiga.


A atividade provocou o grupo a colocar a mão na massa e construir no nosso Espaço Formiga Verde uma composteira comunitária de leira. Lucas nos guiou em um aprendizado técnico e ao mesmo tempo super orgânico, demonstrando que aquilo que hoje consideramos lixo, com a composteira pode ser recurso!


A participação ativa das crianças nesse dia mereceu um destaque. Sensibilizadas pelas aulas de educação ambiental do projeto que ocorrem semanalmente na E.M. Jornalista Brito Broca, elas colocaram em prática alguns conhecimentos vividos. Regaram a horta, manejaram as mudas e aprenderam tudinho sobre compostagem.


A comida deliciosa e acolhedora do time da Padaria Caliel brindou ao grupo ainda mais integração, diversão e aprendizado.


Aos poucos, vamos cada vez gerando mais engajamento, autonomia e transformação.


🤝O projeto Formiga Verde é realizado pelo Instituto Permacultura Lab em parceria com o coletivo FormigAção - e Espaço Formiga

Verde com o apoio da ELETROBRAS.