top of page

mais e mais mudas plantadas!

No dia 05 de maio, foi realizado o terceiro grande plantio de reflorestamento do Projeto Formiga Verde. Com muita mão na terra e interação, contamos com a presença de voluntários das empresas Eletrobras, moradores da Formiga, integrantes da equipe do Perma Lab e nossos potentes agentes ambientais locais.


As mudas foram plantadas no Pomar, como é chamada essa área verde pelos moradores locais. Segundo nossa coordenadora do eixo Meio Ambiente do projeto, Ana Souza, "O Pomar possui características claras de áreas em sucessão primária, o que significa uma maior diversidades e abundância de espécies pioneiras e a presença de distúrbios (vento, queimadas e tombamento de árvores) frequentes. Por isso, buscando acelerar o processo de sucessão e maximizar os serviços ecossistêmicos prestados por essa comunidade vegetal, foi realizado o plantio de 350 árvores, utilizando das seguintes espécies: Aroeira, Pau viola, Goiaba, Grumixama, Limão bravo, Pau formiga e Ipê rosa.


O plantio consorciado de espécies frutíferas com as espécies nativas caracteriza um sistema agroflorestal e auxilia a maximização do serviço de provisão, produção de alimento, contribuindo para uma maior diversidade de alimento para os moradores do Morro da Formiga, além da atração de fauna na área do Pomar.


O Perma Lab tem como base teórica e pilar de seus projetos os saberes e práticas da agroecologia, por isso a lente que usamos para a execução de um reflorestamento é sempre guiada pela promoção da biodiversidade, o bem-estar social e a valorização da vida.


O projeto Formiga Verde é realizado pelo Instituto Permacultura Lab em parceria com o coletivo FormigAçÃo e Espaço Formiga Verde com o apoio da ELETROBRAS.


Fotos: @belima









Commentaires


bottom of page