top of page

Esperançar 4ª edição



No mês de novembro de 2022, o Projeto Formiga Verde movimentou a esperança ativa e "esperançou" na UERJ. Junto a estudantes e educadores, o evento proporcionou uma troca de saberes sobre caminhos e desafios de uma edução ambiental crítica e de base comunitária.


André Leonardo - @andre.morrodaformiga - , líder comunitário do Morro da Formiga e um dos coordenadores do projeto, apresentou todo o histórico e contexto do projeto. Ele contou com a ajuda e entusiasmado depoimento de Jorge, Kamylly e Rhane, três crianças também moradoras da favela, estudantes da EMJBB e assíduas participantes do projeto. Foi bonito de ver as crianças assumindo o protagonisto de um projeto que é desenhado e pensado para elas.


Também tivemos a importante presença da Professora Gildete, que nos contou sobre o dia a dia do projeto na Escola, e dos professores da UniRio Daniel Fonseca do LAPEAR - @lapear.unirio - e Celso Sanchez do GeaSur - @gea.sur. Daniel e Celso são antigos parceiros do Perma Lab e também da Formiga.


No intervalo, uma atração surpresa: A folia mirim da Formiga nos brindou com muito batuque e arte na apresentação da Brilhante Estrela de Belém - @folia_mirim. Cultura popular ocupando a universidade.


Na parte da tarde os participantes do curso puderam investigar e colocar a mão na terra em oficinas práticas de compostagem e plantio para práticas pedagógicas. Contamos com o parceria do Renan do Ciclo Orgânico - @cicloorganico .


O projeto Formiga Verde é realizado pelo Instituto Permacultura Lab - @permalab_ - em parceria com o coletivo FormigAçÃo -@coletivoformigacao - e Espaço Formiga Verde - @formiga.verde com o apoio da ELETROBRAS - @eletrobrasoficial.


📸 pelo olhar de Bê Lima - @belima















bottom of page