top of page

Eixo Meio Ambiente, ativar!

O Projeto Formiga Verde - Programa de Educação Ambiental de base comunitária - é realizado no Morro da Formiga através por meio de três eixos de atuação: Infâncias, Comunidade e Meio Ambiente.


Nesse ano de 2023, quem ganha o protagonismo é o Eixo Meio Ambiente e nossos agentes ambientais locais através de ações de reflorestamento contínuo no território da Formiga! O reflorestamento já está acontecendo na área limítrofe entre a comunidade e o Parque Nacional da Tijuca em articulação com o programa Mutirão Reflorestamento da Prefeitura do Rio.


Para apoiar o trabalho desses agentes ambientais, o Projeto oferece oficinas de formação que proporcionam troca de saberes sobre a história da crise socioambiental no Brasil, o racismo ambiental, a potência da agroecologia e caminhos para se fazer a educação ambiental para a infância. Os agentes são moradores da Formiga, líderes comunitários engajados e ativos na transformação do dia a dia da comunidade.


Por isso, em paralelo às ações previstas pelo projeto, outras atividades ganham vida todas as semanas, seja por engajamento dos participantes, interesses das crianças envolvidas ou vontade de dar continuidade aos movimentos impulsionados pelos resultados do Formiga Verde. É bonito ver novos espaços verdes surgindo, mutirões de limpeza e atividades culturais acontecendo. 2023 já começou brotando educação ambiental de base comunitária 🌱


O projeto Formiga Verde é realizado pelo Instituto Permacultura Lab - @permalab_ - em parceria com o coletivo FormigAçÃo -@coletivoformigacao - e Espaço Formiga Verde - @formiga.verde com o apoio da ELETROBRAS - @eletrobrasoficial








bottom of page