No dia 28 de junho, foi realizado mais um mutirão de plantio de reflorestamento do Projeto Formiga Verde.
Mais de 300 novas mudas foram plantadas no Pomar, como é chamado esse remanescente florestal pelos moradores locais. Esse espaço ganha esse nome por que ali foram feitos plantios de mudas frutíferas pelos próprios moradores da comunidade e pelo Mutirão Reflorestamento, importante projeto da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.
O Pomar pode ser caracterizado como uma área de borda de floresta que geralmente são as mais impactadas pelas ações antrópicas. Por isso, ainda que aos olhos a área pareça suficientemente ocupada, o Eixo Meio Ambiente optou por realizar plantios de enriquecimento de espécies e aumentar o número de indivíduos das espécies já presentes ali para potencializar a manutenção dos processos ecológicos existentes.Assim, reforçamos o trabalho que vem sendo feito pelos agentes da prefeitura e também cuidamos de um espaço que já se mostra tão importante para os moradores.
Plantamos as seguintes espécies: Limão bravo, Pau formiga, Imbirema-rosa, Ingá feijão, Capororoca, Pau Ferro, Cambará, Babosa branca. As mudas foram gentilmente doadas pelo programa de ressocialização de ex penitenciários Replantando Vida, da CEDAE.
O Perma Lab tem como base teórica e pilar de seus projetos os saberes e práticas da agroecologia, por isso a lente que usamos para a execução de um reflorestamento é sempre guiada pela promoção da biodiversidade, o bem-estar social e a valorização da vida.
O projeto Formiga Verde é realizado pelo Instituto Permacultura Lab em parceria com o coletivo FormigAçÃo e Espaço Formiga Verde com o apoio da ELETROBRAS.
#ProjetoFormigaVerde#Eletrobras#EnergiaRenovável#ResponsabilidadeSocioAmbiental#Agroecologia#Permacultura#ColetivoFormigAcao#MorrodaFormiga#EspacoFormigaVerde#reflorestamento
Kommentare