top of page

Oficina de Plantio em espaços variados


No sábado de 04 de junho, teve história, resistência e mão na terra aqui no Morro da Formiga.


Em um lindo intercâmbio de experiências entre favelas, convidamos: a Elisângela representando a Providência , o Seu Amadeu daqui mesmo do Morro da Formiga e os rapazes do Salgueiro, Marcelo Paz , Emerson Menezes e Luiz Paulo para compor o ambiente de aprendizados e trocas nessa segunda oficina do eixo comunidade.


Elis compartilhou conosco sua experiência no espaço de educação ambiental da Favela da Providência e ensinou aos moradores da Formiga a plantarem mudas alimentícias em pequenos espaços, como pets ou outras embalagens reaproveitadas.


Seu Amadeu, antigo morador da Formiga também conhecido por seu dedo verde, contribuiu com muita sabedoria e experiência nos ensinando a cuidar bem do solo e fazer a poda e a rega que cada planta precisa.


Grande parte das mudas plantadas nas atividades, vieram da horta comunitária do Quilombo Dona Bilina. - @quilombodonabilina . Plantamos hortelã pimenta, taioba, manjericão, ora-pro-nobis, erva de santa maria, cana do brejo, boldo, gengibre e outras plantas que podem ser usadas para cuidar da saúde e da alimentação.


E para tecer tudo isso com a barriga feliz, a manhã foi deliciosamente nutrida pela comida do time da Padaria Caliel - Morro do Salgueiro. Marcelo nos ofereceu alimentos com historia e significado, desde o bolo de ora-pro-nobis, o almoço com tempero de vovó e as experiências do ponto de cultura que desenvolvem na Caliel.


Provando que boa companhia faz o dia clarear, mais uma vez a chuvinha não nos tirou a coragem de estar juntos. Entre idosos, mães, jovens e bebês, o dia de atividade foi agradável e cheio de troca de saberes! Próximo passo? Construir os canteiros do espaço formiga verde!


🤝O projeto Formiga Verde é realizado pelo Instituto Permacultura Lab em parceria com o coletivo FormigAçÃo e Espaço Formiga

Verde com o apoio da ELETROBRAS





bottom of page