2.png
Esperançar 4ª edição

Um evento que tem como objetivo promover a reflexão e a integração de saberes. Professores, comunidade científica, movimentos populares e educadores são convidados a compartilhar seus saberes e vivências acerca das temáticas de cada encontro.


- Troca de saberes sobre educação ambiental de base comunitária - 

A 4a edição do Esperançar faz parte do Projeto Formiga Verde e pretende promover uma troca de saberes sobre educação ambiental de base comunitária a partir da experiência do projeto.

 

É uma formação teórico-prática com duração de seis horas,  que tem como objetivo complementar a formação de professores a partir de uma abordagem teórica conectada com as  experiências vivenciadas no contexto do projeto Formiga Verde.

Integrando saberes acadêmicos e populares, o curso pretende construir coletivamente conhecimentos sobre a práxis da educação ambiental de base comunitária explorando a potencialidade do elo escola - comunidade para o seu desenvolvimento.

Dia 05.11.2022

Na UERJ, Maracanã, Rio de Janeiro.

de 09h às 16h

REGUA DE MARCAS - OK (3).png
Inscreva-se !

❗Incluso certificado de participação❗

Esperancar_4ed_story.png
Esperancar_4ed_foto01.png

Troca de saberes sobre

Educação ambiental

de base comunitária

 

❕Incluso certificado de participação❕

Programação

09h

Boas vindas, café da manhã colaborativo e credenciamento.

9h30

Abertura : "Troca de saberes - Compartilhando as experiências vividas no Projeto Formiga Verde"

10h30

Mesa redonda:  “Desafios e possibilidades para promoção da Educação Ambiental de Base Comunitária no contexto escolar”. Participantes: Daniel Fonseca, Celso Sanchez, Suzana Padrão e  Gildete Barros.

12h

Intervalo - Almoço

13h

Troca - troca de sementes crioulas: celebrando a biodiversidade

13h30

Oficinas Práticas com equipe Perma Lab e Ciclo Orgânico: 


Compostagem: técnicas, experimentos e estratégias para a compostagem como instrumento pedagógico.

 

Plantio: troca de vivências sobre a implementação de espaços cultiváveis em escolas e métodos para atividades e plantios agroecológicos. 

15h30

Encerramento 

❕Incluso certificado de participação❕

Esperançar 4 edição

Conheça nossos participantes:

Daniel Fonseca

Doutor em Ciências Ambientais, professor e coordenador do grupo de Estudos LAPEAR na UNIRIO.

Celso Sanchez

Biólogo professor da Unirio coordenador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur GEASUR.

Susana Padrão da UERJ

Militante e professora na UERJ. Tem experiência na área de Alimentação Coletiva, com ênfase na promoção da saúde, políticas sociais de alimentação e nutrição, direito humano à alimentação adequada e segurança alimentar e nutricional.

Gildete Barros

Professora da Escola Municipal Jornalista Brito Broca, que fica no morro da Formiga. Formada em pedagogia e administração escolar. Especialização em Educação Infantil e Educação Ambiental.

André Leonardo

Cria do Morro da Formiga, ativista no Coletivo FormigAção e articulador em prol dos moradores. Gestor da Folia Mirim e Coordenador do eixo comunidade do Projeto Formiga Verde.

Renan Braga

Eco jardineiro, composteiro e bicicleteiro na empresa Ciclo Orgânico.

Carlos Medeiros

Designer gráfico, artista visual e educador em atividades socioculturais comunitárias no Morro da Formiga, como o Coletivo FormigAção, a Folia Mirim e o Espaço Formiga Verde.

Ana Coimbra

Mediadora da Mesa. Bióloga pela UFF, com especialização em ensino de ciências e biologia pela UFRJ e MBE em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ. É Educadora Ambiental no Projeto Formiga Verde.

“É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir!

Paulo Freire 

❕Incluso certificado de participação❕