top of page

Mais um mutirão de plantio!

No dia 26 de julho realizamos o nosso quinto mutirão de plantio de árvores no Morro da Formiga. Contamos com a participação de voluntários das empresas Eletrobras, equipe Perma Lab e nossos maravilhosos agentes ambientais.


Foram mais 330 mudas de 12 espécies nativas da mata atlântica, entre elas o Cambará, Ipê verde, Ingá Feijão, Chuva de ouro, Saboneteira, Cedro Rosa, entre outras. As espécies utilizadas foram escolhidas devido às suas características, pois juntas compõem uma comunidade vegetal diversa e complementar, buscando assim, imitar (ou mimetizar como se diz na biologia) comunidades vegetais naturais e seus processos ecológicos.


O Projeto Formiga Verde faz uso de soluções baseadas na natureza para nortear suas ações. As espécies e consórcios utilizados nas atividades de restauração buscam mimetizar aqueles que ocorrem naturalmente nos ecossistemas, além de atender simultaneamente objetivos sociais e econômicos.


Durante os plantios anteriores focamos nos serviços ecossistêmicos de provisão, principalmente na produção de alimento, cultivando um maior número de indivíduos de espécies frutíferas nativas da mata atlântica junto a outras espécies nativas. Mas para garantir a produção de alimento, é preciso também garantir que os serviços ecossistêmicos de regulação estejam em pleno funcionamento. Os serviços de regulação são os processos de decomposição, ciclagem de nutrientes, umidade do solo entre outros, que são fundamentais para o funcionamento de ecossistemas naturais.


Nosso objetivo é alcançar as 2 mil mudas nativas plantadas, regenerando e potencializando áreas do Morro da Formiga. Simbora que ainda falta bastante muda para plantar!


O projeto Formiga Verde é realizado pelo Instituto Permacultura Lab em parceria com o coletivo FormigAçÃo e Espaço Formiga Verde com o apoio da ELETROBRAS.






bottom of page